Excelência em atendimento: aprendendo com o Jeito Disney

14 12 2018

Trouxemos para a empresa um treinamento para excelência em atendimento inspirado no Jeito Disney para oxigenar os Softplayers para nunca pararem de melhorar e acreditar.

O que o universo da Disney pode ensinar sobre excelência em atendimento a uma empresa de TI?

E se você tivesse a chance de parar por 4 horas para pensar, analisar e ser provocado a tentar fazer a mesma coisa de uma maneira diferente e melhor? Aqui na Softplan isso acontece. As equipes e unidades recebem treinamentos para provocar melhorias. Essa foi a vez da Unidade Corporativa ter essa chance, e participar de um treinamento focado na Excelência em Atendimento e Serviços, inspirado no Jeito Disney de atender. O evento, que marcou o início da implantação do Centro de Serviços Compartilhados da Softplan, foi conduzido pelo top palestrante Alexandre Espíndola, especialista no modelo Disney.

 

A magia da Disney

O momento cheio de magia trouxe aos participantes um convite de Walt Disney, com os quatro pilares que são considerados o sucesso dele: sonhe, acredite, ouse e faça. Entre as tantas histórias impactantes, Alexandre Espíndola mostrou um vídeo de uma menininha extremamente feliz e emocionada que ganhou de presente de aniversário uma viagem à Disney. Cuidar dos pequenos detalhes para o anúncio do presente criou um encantamento surpreendente na criança e superou suas expectativas. Por que não fazer isso com nossos clientes aqui na empresa, não é mesmo?

O propósito apareceu como um conceito importante para a realização de qualquer coisa, seja dentro de uma empresa como a nossa ou mesmo na vida. O das áreas corporativas da Softplan foi anunciado: solucionar e impactar com excelência! Ainda ligado ao propósito, Espíndola trouxe uma frase de Mark Sanborn que diz que “funcionários que não se sentem significativos raramente fazem contribuições significativas”. Dá pra perceber que a era do empoderamento/autonomia já chegou com outra citação apresentada: “a culpa pode não ser minha, mas o problema é meu”.

Chaves da qualidade

As conhecidas quatro chaves do Padrão de Qualidade Disney também foram abordadas. Lá na Disney eles utilizam segurança, cortesia, show e eficiência. Adaptamos ao nosso cenário e construímos as nossas próprias chaves: segurança, empatia, solução e agilidade. Esse é o que guia as áreas corporativas!

Uau!

E para fechar? O fator UAU! Já dá pra imaginar o que significa, né? Precisamos identificar as expectativas dos nossos clientes e prestar atenção aos detalhes para conseguir superá-las. Surpreender, arrancar sorrisos e ouvir um suspiro acompanhado por esse som maravilhoso: “Uauuu”. Obrigada por ser tão disruptivo e por nunca desistir, Walt Disney!

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