Guarda-roupa informal melhora ambiente de trabalho
O código de vestuário das empresas é, muitas vezes rígido. Será que isso interfere na produção do colaborador?
Muitas empresas e colaboradores estão usando o guarda-roupa em favor do trabalho: formal quando necessário encontrar um cliente, por exemplo, e adequado ao clima tropical brasileiro, que permite até mesmo bermuda e chinelo para enfrentar as altas temperaturas até chegar ao trabalho.
Muitas empresas adotam um dress code mais informal, respeitando as características profissionais e as pessoas com as quais interage. A imagem do colaborador continua sendo importante, no entanto, organizações apostam na informalidade sempre que possível, o que tem aumentado a satisfação interna e, principalmente, a produtividade da equipe. Na catarinense Softplan existem regras, mas a proposta é que cada um tenha espaço para ser ele mesmo: vale camiseta, tênis, jeans, kilt, burca. É cada um do seu jeito, seguindo a sua cultura pessoal. “O importante é o que a pessoa produz e não o que está vestindo. Por isso, apostamos em um ambiente mais descontraído e mais confortável. Aqui o clima é bastante informal e o traje social é utilizado só em determinados momentos ou se for visitar o cliente”, argumenta Ariana Marafon, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Softplan. Em pesquisa interna realizada em 2014, ano em que o incentivo ao traje informal foi adotado, cerca de 80% dos colaboradores se mostraram favoráveis ao posicionamento da empresa.
E esse é somente 1 dos 10 motivos para trabalhar na Softplan! Conheça melhor todos eles na página Faça aqui Sua Carreira.