Softplan participa do I Fórum Cidades Digitais do Noroeste Paranaense

14 04 2016

Softplan leva solução que pode aumentar a arrecadação em prefeituras em até 300% para o I Fórum Cidades Digitais do Noroeste Paranaense, que acontece hoje em Máringá. A participação da Softplan no evento foi destaque no Jornal Dia Dia. A matéria publicada protagoniza uma das soluções da Softplan para prefeituras, trata-se do Saj Procuradorias. Confira a seguir os destaques da publicação.

Boa parte dos municípios brasileiros deixa de arrecadar milhões de reais por não cobrar as dívidas ativas dos contribuintes. Mas a tecnologia está contribuindo – e muito – para diversos deles reverterem este quadro e alcançarem resultados altamente positivos, sobretudo no aumento da arrecadação. As Prefeituras de Florianópolis e de Itapema, em Santa Catarina, por exemplo, fazem parte de um grupo espalhado por seis estados brasileiros, que implantaram um sistema inovador, reduzindo o tempo de ajuizamento de processos e burocracia e, com isso, engordando os cofres públicos. Trata-se do SAJ Procuradorias, um sistema de execução fiscal eletrônica, integrado ao Tribunal de Justiça, que, eliminando o uso de papel, assegura o recebimento dos débitos.

Em Itapema, cidade do litoral catarinense com 55 mil habitantes, o sistema vem sendo utilizado há mais de um ano e trazendo resultados a partir de que colocou em dia mais de 7 mil intimações represadas durante anos e de várias gestões municipais. Para o assessor jurídico tributário da Procuradoria Geral daquele município, Jorge Menezes Martins Junior, tempo e agilidade na tramitação dos atos é o diferencial do programa. “Pelo SAJ fica muito fácil distribuir e peticionar em lote. Se economiza tempo de locomoção e existe uma redução de tempo vertiginosa”, disse ele, observando que neste ano de 2016, sem dúvida, o processo vai “deslanchar” e começarão a aparecer o aumento na arrecadação municipal. Na capital de SC, o tempo de ajuizamento dos processos diminuiu em 97%, caindo de 276 dias nos processos físicos para 58 horas nos processos eletrônicos. Além dessa desburocratização e agilização dos processos, o sistema estimulou inadimplentes a procurarem o Município, um dos principais motivos pelo qual o número de negociações cresceu 42%. Resultado: a arrecadação oriunda das dívidas ativas saltou de R$ 2 milhões para R$ 8 milhões – um incremento de 300%.

Cidades Digitais – O SAJ Procuradorias é uma das iniciativas apresentadas no I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense, realizado hoje, dia 14 de abril, em Maringá. O evento é organizado pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura Municipal de Maringá.

Confira a matéria completa no Jornal Dia Dia.

Se você aceitar vamos utilizar cookies para melhorar sua experiência neste site. Alguns coletarão suas preferências de uso (idioma, localização, personalização), outros coletarão estatísticas. Você pode aceitar ou declinar, mas em todos os casos a Softplan encoraja você a ler o nosso Aviso de Privacidade.