error: Content is protected !!
Judiciário Eficiente: Com o SAJ, Tribunal de SP bate novo recorde
26/09/2016 | Notícias

O Tribunal de Justiça de São Paulo, o maior da América Latina, atingiu um novo recorde de produtividade e é destaque na mídia nacional. O desempenho histórico do TJSP está na coluna de Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

 

Destaque na coluna Mônica Bergamo

Com 376.271 processos baixados na fase de conhecimento, em agosto o TJSP superou a própria marca. Esse número é 24,6% maior que o de junho de 2016, quando o tribunal já havia batido seu recorde histórico de processos baixados em um mês.

A comparação se torna ainda mais expressiva em relação a agosto de 2015, com um crescimento de 51%.

Processo digital no tribunal

Os dados confirmam o sucesso da primeira fase do Projeto Justiça Bandeirante, que por meio de capacitações e workshops, disseminou as melhores práticas do processo digital aos servidores do TJSP. E ao próprio projeto 100% Digital concluído em dezembro de 2015, que implantou o processo digital do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) em todo o estado.

É possível estabelecer uma relação com a celeridade que o processo digital confere à Justiça paulista. Isso porque, em 2015, apenas 17% dos processos baixados eram digitais. Já em agosto deste ano, 43% dos baixados são digitais.

Outro dado que revela o caráter sustentável do resultado diz respeito à quantidade de novos processos no mês. Em agosto o TJSP recepcionou 258.418 casos novos, um crescimento de 21% frente ao mesmo período do ano passado.

“Em países de nível de desenvolvimento médio, como o Brasil, a desaceleração econômica está inversamente relacionada com a quantidade de litígios. Em momentos de crise, é esperado que o Judiciário seja mais acionado para solucionar conflitos. Isso explica o aumento do número de ações novas”, explica Rafael Stabile, gerente de Operações da Softplan, empresa provedora do SAJ. “As medidas adotadas pelo Tribunal têm sido muito importantes para absorver e dar vazão a essa demanda”.

Outro número que chama a atenção é o de processos movimentados, ou seja, que tiveram algum tipo de andamento processual. Em agosto, 7.050.025 processos tiveram andamento, um crescimento de 8% em relação a junho deste ano (antigo recorde histórico), e 17% em relação a agosto do ano passado.

Judiciário Eficiente

O extraordinário resultado em agosto coincide com o lançamento do programa Judiciário Eficiente. O programa do Tribunal reconhece e premia as unidades judiciais de primeiro grau que atinjam níveis pré-estabelecidos de produtividade.

O Judiciário Eficiente é uma das ações que integram o novo modelo de gestão do TJSP. Possui caráter permanente e direcionador, pois apontará os locais que necessitam de ações efetivas do Tribunal, proporcionando melhores condições de trabalho a todos.

Conforme Stabile, o desempenho demonstra que o tribunal paulista tem prestado um serviço de maior qualidade aos seus jurisdicionados. O investimento em tecnologia, capacitação e empoderamento de seu quadro de servidores e magistrados é o caminho para alcançar sua visão estratégica: ser reconhecido como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social.

Para o presidente Paulo Dimas, há um “trabalho no sentido de transformar o judiciário paulista em um judiciário diferenciado, ágil, e principalmente eficiente com o objetivo transformador de fazer com que o Judiciário paulista cumpra a missão institucional em tempo razoável”.

SAJ na mídia

O recorde do Tribunal de São Paulo no mês de agosto é destaque na Folha de São Paulo, no portal do TJSP e na Veja.

Saiba mais sobre os projetos 100% digital e Justiça Bandeirante em: www.sajdigital.com.br

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Alguns coletarão suas preferências de uso (idioma, localização, personalização), outros coletarão estatísticas.
Você tem a opção de aceitar todos os cookies clicando no botão "Aceito" ou declinar clicando em "Não aceito", entretanto neste caso a experiencia durante sua navegação poderá não ser completa. Em todos os casos a Softplan encoraja você a ler o nosso Aviso de Privacidade.