error: Content is protected !!
Tecnologia digital na Justiça: comitiva do TJAM visita Softplan em Florianópolis
01/11/2016 | Notícias

Juízes auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas, Marco Antonio Pinto da Costa e Jomar Fernandes, e o diretor da secretaria de Tecnologia da Informação, Thiago Facundo visitaram a empresa. Como a tecnologia digital na Justiça pode contribuir para a prestação jurisdicional mais ágil no Amazonas foi a pauta do encontro.

 

visita-a-nova-sede-tjam

Na Corte amazonense, cerca de 99% dos processos tramitam eletronicamente, conforme a Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação da Corte Estadual. Investir em tecnologia para facilitar o acesso dos cidadãos à Justiça é uma das metas da atual gestão, comandada pelo presidente desembargador Luiz Flávio Pascarelli.

“A boas práticas de uso do processo judicial contribuem não só para a otimização de recursos, aumento de produtividade e celeridade processual. O processo digital aproxima o cidadão dos seus direitos”, lembra Ilson Stabile, diretor-executivo da Softplan, empresa que desenvolve o SAJ, sistema em uso para gerenciamento dos processos judiciais do TJAM.

Boas práticas com o processo digital

Na visita à Softplan, foram discutidos projetos e soluções de inteligência de negócio para o Judiciário. Dentre estes, está a disseminação em larga escala das melhores práticas de uso do SAJ para explorar todo o potencial do sistema e conferir mais produtividade à Corte.

No Tribunal de Justiça de São Paulo, o projeto recebeu o nome de Justiça Bandeirante e alcançou excelentes resultados.

Outra iniciativa discutida foi a adoção do Content Addressed Storage (CAS). O sistema armazena documentos digitais de forma totalmente segura e sem gerar lentidão às aplicações – independentemente do número de arquivos armazenados – o que facilita a gestão dos documentos e sua respectiva retenção.

A adoção do SAJ pelas comarcas do interior e o Amazônia Conectada também foram discutidos. O projeto foi firmado a partir de convênio com o Exército Brasileiro e para potencializar a conexão entre as comarcas do Amazonas.

“Nossa visita foi extremamente produtiva. A discussão em torno de novos serviços e soluções é essencial para continuarmos evoluindo e prestarmos uma Justiça mais ágil”, afirmou o juiz Marco Antonio.

Já o diretor da secretaria de TI apontou que o “TJAM já ocupou a vanguarda na Justiça brasileira”. Para ele, a educação continuada sobre as melhores práticas de uso do SAJ é o caminho para voltar a ocupar o pioneirismo no Judiciário. “Sabemos que o sistema é robusto e promove excelentes resultados. Mas precisamos estar aptos para aproveitar toda a eficiência que o SAJ promove”, observou.

Acompanhados de Stabile, os representantes do TJAM visitaram a nova sede da Softplan, no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis.

 

Saiba mais sobre o SAJ em: www.sajdigital.com.br

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Alguns coletarão suas preferências de uso (idioma, localização, personalização), outros coletarão estatísticas.
Você tem a opção de aceitar todos os cookies clicando no botão "Aceito" ou declinar clicando em "Não aceito", entretanto neste caso a experiencia durante sua navegação poderá não ser completa. Em todos os casos a Softplan encoraja você a ler o nosso Aviso de Privacidade.