(Português do Brasil) Corporate venturing: grandes empresas e startups inovam em parceria

29 06 2016

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Tendência mundial chegou ao Brasil. Em SC, empresas e organizações fomentam a inovação nessa modalidade

Uma tendência mundial no mercado de investimentos podem ser um excelente negócio para startups e grandes empresas. O Corporate Venturing (CV) é uma modalidade de inovação aberta na qual empreendimentos maiores financiam a inovação. Em Florianópolis, cidade que segundo pesquisa recente da Endeavor é a segunda melhor do país para se empreender, a possibilidade de parceria com empresas consolidadas pode ser uma boa oportunidade para empreendedores que desejam acelerar a entrada no mercado.

Softplan, uma das maiores empresas de desenvolvimento de software do país, foi uma das primeiras empresas catarinenses a apostar no Corporate Venturing como parte do seu processo de inovação interna e se conectou ao movimento 100 Open Startups. No dia 7 de julho, a empresa será uma das promotoras de um encontro que, além de discutir as possibilidades do CV, vai abrir oportunidades de parcerias para startups. O evento que  acontece das 19h às 22h no Centro de Inovação da ACATE, terá como Keynote Speaker Bruno Rondani, fundador do movimento 100 Open Startups e especialista nessa modalidade de financiamento. As startups e empresas interessadas no tema podem fazer sua inscrição neste link. A proposta é conectar negócios inovadores de todo o Brasil com grandes empresas para cocriar a inovação.

“Sabemos hoje que a sobrevivência das empresas estabelecidas passa pela constante transformação de seus produtos, serviços e modelos de negócio. Para turbinar o programa de inovação, além de fazê-la internamente é preciso se abrir para a open innovation. Entendemos que o Corporate Venturing é uma aposta relevante que traz benefícios para os dois lados: as empresas estabelecidas se aproximam da inovação e diminuem o risco de serem surpreendidas por tecnologias e novos modelos de negócio, e as startups contam com recursos e expertises para acelerar seus negócios – algumas vezes até em escala global”, explica Moacir Marafon, diretor da Softplan.

Além do keynote sobre CV, o evento vai lançar a edição 2016 do 100 Open Startup em Florianópolis, que sediará o Capital da Inovação no dia 11 de novembro. Trata-se de uma reunião das startups mais atraentes do mercado e da aproximação delas às melhores empresas brasileiras que têm o CV como estratégia de inovação. O encontro  sobre Corporate Venturing é uma iniciativa conjunta da Softplan, Associação das Empresas de Tecnologia de Santa Catarina – ACATE, Rede Catarinense de Inovação – RECEPTi e WeNovate.

Related Posts

We use cookies to enhance your experience on this site. Some will collect your usage preferences (language, location, personalization), others will collect statistics.
You have the option to accept all cookies by clicking the "I accept" button or to decline by clicking "I do not accept", however in this case the experience during your navigation may not be complete. In all cases Softplan encourages you to read our Privacy Notice.