6 ferramentas para informatizar o escritório de advocacia
05/11/2018 | Notícias

Uma ação de todo escritório de advocacia que já alcançou o crescimento esperado foi informatizar o escritório de advocacia. O que eles perceberam é algo que já está intrínseco: a tecnologia é um dos elementos que mais fez e faz a sociedade evoluir. As relações pessoais e de trabalho se alteraram em função disso. Por que com a advocacia seria diferente? 

 Esse entendimento fez com que surgissem as Lawtechs e Legaltechs. Algumas, como a Softplan, estão nesse movimento há quase 30 anos, desenvolvendo soluções para o ecossistema da Justiça, o que inclui os advogados. 

 As tecnologias planejadas e estruturadas para serem aplicadas às atividades advocatícias colocam os que atuam na área do Direito no centro da transformação digital.  Em muitos casos, os advogados estão mais atualizados nesse sentido do que outros segmentos da sociedade. 

 É porque muito do que surge de inovação tecnológica é colocado à disposição dos advogados pelas Lawtechs e Legaltechs: 

  • robôs; 
  • Computação cognitiva; 
  • aprendizado de máquina; 
  • big data; 
  • analytics; 
  • inteligência artificial; 
  • e por aí vai. 

São recursos que impactam tanto na vida das pessoas que tem de estar inclusos na prática advocatícia. A seguir, apresentamos algumas ferramentas para informatizar o escritório de advocacia. 

informatizar o escritório de advocacia

Confira as 6 soluções para informatizar o escritório de advocacia que separamos para você: 

1. Software jurídico 

Um software jurídico para organizar e otimizar o trabalho dos advogados é uma ferramenta básica para todos os escritórios de advocacia interessados em se informatizar. 

A solução da Softplan é o SAJ ADV. O escritório pode utilizá-lo para gerenciar a rotina com agilidade, eficiência e segurança. 

 2. Jurimetria

Os escritórios com grandes volumes de processo e que desejam ser mais assertivos nos resultados que entregam para os clientes podem considerar ter entre as ferramentas para informatizar o escritório de advocacia uma solução que combine jurimetria, análises preditivas e inteligência artificial. 

Muitos dos escritórios que utilizam o Convex Legal Analytics, por exemplo, percebem a economia e os menores riscos que o uso da solução geram na medida em que antecipa as chances de sucesso nos processos judiciais.

3. Plataforma para peticionamento 

Uma ferramenta de peticionamento eletrônico, que unifica as petições para os diversos sistemas dos Tribunais, é outra ferramenta que os escritórios podem utilizar para ter segurança no envio e distribuição de peças jurídicas. 

Optar pelo PeticionaMais para poder realizar o peticionamento eletrônico unificado pode gerar a qualquer escritório de advocacia maior produtividade, menos custos e um aproveitamento melhor do tempo. 

4. Armazenamento virtual do certificado digital

Manter o certificado digital online e seguro permite aos advogados ter algumas preocupações a menos:  

  • ter o computador, o token ou smart card sempre próximo; 
  • buscar estar com o computador, token ou smart card sempre em segurança, para evitar roubos e perdas.

É mais fácil assinar digitalmente petições, contratos e qualquer outro tipo de documento quando não há dependência de dispositivos físicos e ou limitações à mobilidade.

Cofre Virtual permite acesso ao certificado digital que está armazenado na nuvem a qualquer hora, de qualquer lugar, conferindo agilidade na assinatura de documentos no escritório e também remotamente. 

 5. Protesto online

Os escritórios de advocacia que precisam protestar sentenças dos clientes podem contar com o apoio da tecnologia para apresentar o protesto de maneira mais prática e rápida.  

Com a plataforma iProtesto.com, por exemplo, o protesto é realizado em quatro passos: 

  • O primeiro é solicitar a certidão de teor da decisão;
  • O segundo é acessar o iProtesto.com para fazer o cadastro; 
  • O terceiro é enviar a apresentação de protesto ao tabelionato de domicílio do devedor; 
  • O quarto é obter a confirmação de que a apresentação foi enviada. 

6. Robôs com expertise jurídica

As operações repetitivas exigem um tempo considerável do dia de trabalho dos advogados. Muitas outras coisas podem ser feitas neste tempo, caso essas operações pudessem ser feitas de outra forma. Por que não contar com essa possibilidade, então? 

Antes de achar que os robôs não atendem a todas as demandas, é preciso entender que muitas dessas soluções não vem com um “pacote fechado”. É possível personalizá-las para a necessidade do escritório de advocacia e ganhar agilidade na resolução de problemas. 

A tecnologia de automação da Softplan, é uma das que permite que qualquer tarefa repetitiva seja realizada por um agente cognitivo. 

Entre todas essas ferramentas para informatizar o escritório de advocacia, uma ou mais pode tornar o escritório em um escritório digital.  A Softplan pode ajudar nessa transformação.

 

Entre em contato 

Todas as informações fornecidas e coletadas por meio deste e de outros sites da Softplan/Poligraph (como nome, endereço, telefone, caminhos de navegação e outros) em hipótese alguma serão vendidas ou doadas a empresas externas para uso com fins comerciais ou para ofertas de serviços.

A confidencialidade de seus dados pessoais está absolutamente garantida. As informações coletadas ou eventualmente solicitadas pela Softplan/Poligraph serão feitas apenas com o objetivo de melhorar a relação entre a empresa e seus clientes/usuários e aprimorar nossas estratégias internas de marketing e comunicação.

Também só enviamos mensagens de correio eletrônico a pessoas que acreditamos ter escolhido receber estas mensagens. A qualquer momento, você tem o direito de optar por não receber mais nossos comunicados. Qualquer dúvida, entre em contato.