Inovação: sucesso absoluto na Softplan
23/12/2014 | Notícias

Programa Ideias em Ação incentiva colaboradores a sugerirem propostas inovadoras que agora vão virar aplicativos mobile

 

Um aplicativo que usa o código de barras para controlar a movimentação de estoque direto da obra ou do almoxarifado foi uma das ideias premiadas pelo programa Ideias em Ação, criado pela Softplan. Surgia ali o “App Estoque”, ideia da colaboradora Caroline da Silva Pamplona, na tentativa de facilitar o trabalho da indústria da construção, com o registro em tempo real, mesmo offline, dos insumos consumidos na obra. O app foi um dos oito escolhidos desta edição do programa, que incentivou os colaboradores a sugerirem propostas de aplicativos mobile e, em apenas sete dias, reuniu mais de 400 ideias voltadas à indústria da construção.

 

Caroline conectou sua ideia ao sistema de gestão Sienge, desenvolvido pela Softplan. O sistema conta com aplicativos móveis próprios para o segmento da construção e estendem as funcionalidades da solução, possibilitando enviar e receber dados do sistema de qualquer lugar do planeta. “A proposta da Softplan é aproveitar a tecnologia embarcada nos dispositivos móveis para criar um diferencial agregado ao aplicativo, direcionado para o público do segmento, independentemente se utilizam ou não o Sienge”, explica Marcos Florão, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Softplan e coordenador do programa Ideias em Ação. Florão destaca ainda a criatividade dos envolvidos no programa, que dificultou a escolha dos vencedores deste ano. “O portal do Cliente Web, outro app escolhido, permitirá que clientes das incorporadoras acessem informações de imóveis adquiridos, no celular ou tablet, descomplicando a experiência do usuário”, comenta. O Sienge (www.sienge.com.br), software utilizado por cerca de 2 mil empresas de construção civil no país, facilita o trabalho do setor oferecendo a facilidade de registrar informações e autorizar demandas por meio de tablets ou smartphones de forma offline – no canteiro de obras, por exemplo – e sincronizar dados assim que estiver online.

 

O programa Ideias em Ação existe desde 2012 e já totaliza mais de 1000 sugestões avaliadas em quatro edições. O objetivo é estimular a criatividade dos colaboradores, que sugerem inovações que podem ser implementadas pela empresa para gerar resultados como melhoria de processos e o aumento da qualidade de serviços e produtos. Das 409 ideias avaliadas pelo comitê gestor, nesta edição foram selecionadas 8 ideias vencedoras. Os colaboradores com ideias selecionadas entraram para um programa de recompensas. A metodologia utilizada para a criação do programa é baseada em uma técnica desenvolvida pelo MIT. Baseado na busca continuada da inovação, o programa funciona com base no Processo de Inovação Corporativa, desenvolvido exclusivamente para a empresa e integrado a um sistema de gestão já utilizado pelos funcionários. Nas três primeiras edições do Ideias em Ação, cerca de 700 ideias foram propostas e muitas delas já implementadas pela empresa.

 

Pra fechar com chave de ouro

No último dia 11 de dezembro, ocorreu o coquetel de encerramento do Ideias em Ação, na nova sede da Softplan, que teve um espaço reservado e preparado especialmente para o evento. O evento contou com discursos dos diretores Carlos Augusto de Matos e Ilson Stabile, com o gerente de P&D e cicerone da noite, Marcos Florão, e com a presença da comissão julgadora das ideias e dos demais inovadores escolhidos nesta edição. Luciano Cervo, gerente de produtos da UNIC, confirmou que as ideias escolhidas já estão no Roadmap da unidade.   A surpresa da noite ficou por conta do diretor Carlos Augusto de Matos, o Guto, que presenteou os inovadores com um convite para uma travessia de veleiro, na qual serão exercitadas atividades e atitudes comuns tanto da navegação quanto ao trabalho em equipe no nosso dia a dia – como planejamento, comunicação, gestão de riscos e colaboração – além de desfrutar do clima de verão no mar.   Além de todos os vencedores da edição 2014 acumularem muitos pontos no programa de recompensas, também concorreram ao sorteio de um prêmio especial: uma viagem ao Nordeste, com direito a acompanhante, e um tablet para registrar os bons momentos. O feliz ganhador foi o Bruno Loreto Cândido, que não escondeu a alegria com o prêmio.

 

Confira mais dessa festa da inovação em nossa galeria:.

 

Todas as informações fornecidas e coletadas por meio deste e de outros sites da Softplan/Poligraph (como nome, endereço, telefone, caminhos de navegação e outros) em hipótese alguma serão vendidas ou doadas a empresas externas para uso com fins comerciais ou para ofertas de serviços.

A confidencialidade de seus dados pessoais está absolutamente garantida. As informações coletadas ou eventualmente solicitadas pela Softplan/Poligraph serão feitas apenas com o objetivo de melhorar a relação entre a empresa e seus clientes/usuários e aprimorar nossas estratégias internas de marketing e comunicação.

Também só enviamos mensagens de correio eletrônico a pessoas que acreditamos ter escolhido receber estas mensagens. A qualquer momento, você tem o direito de optar por não receber mais nossos comunicados. Qualquer dúvida, entre em contato.