Nova Sede Softplan

O PROJETO

A Softplan contratou a empresa MOS ARQUITETOS ASSOCIADOS para desenvolver o projeto de sua nova sede. O escritório possui atuação no campo da arquitetura e urbanismo em todo o território nacional desde 1999.

De acordo com a empresa, o projeto desenvolvido objetiva a criação de um marco físico por meio da construção de um edifício que contemple não apenas espaços dedicados ao trabalho, mas também ao descanso e ao lazer dos colaboradores.

Para tanto, a arquiteta Roberta Ghizoni, responsável pelo projeto, visitou as duas unidades da empresa no parqtec Alfa, observando seu funcionamento e entrevistando alguns colaboradores, para melhor compreender suas necessidades. Segundo ela, o prédio vai refletir o negócio da empresa e ter na flexibilidade e na capacidade de adaptação a novas situações em seus conceitos centrais.

A EXECUÇÃO

A FAZ Inteligência em Construções foi contratada pela Softplan para ser a responsável por todo o gerenciamento da obra da nova sede.

O escopo de trabalho envolveu a concepção do empreendimento, a compatibilização e coordenação dos projetos, as análises técnico-financeiras das soluções adotadas,  a elaboração do orçamento operacional e do planejamento, o controle, negociação e gestão dos suprimentos e o gerenciamento técnico, de segurança e de qualidade da obra.

A FAZ tem como um de seus diferenciais o uso do SIENGE em sua plenitude, em especial a comunicação entre os departamentos de engenharia, suprimentos e financeiro, facilitando o acompanhamento e controle da obra. Desta forma, a obra da nova sede da Softplan permitiu a FAZ alcançar a certificação de PBQP-h (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat) Nível A e ISO 9001:2008.

DESIGN DE INTERIORES

O escritório Guilherme Moki Arquitetura foi contratado para criar e desenvolver o projeto de arquitetura de interiores para a nova sede.

O projeto, que foi elaborado a partir de dados coletados em entrevistas,  busca atender as necessidades dos colaboradores e o fortalecimento da imagem corporativa da Softplan.

A proposta é de um ambiente aberto onde seja potencializada a integração e comunicação entre os grupos de trabalhos, com áreas de apoio como salas de reuniões,  ambientes para reuniões informais, salas para trabalhos para grupos e treinamentos, além de espaços de descontração como lounges e áreas de jogos.

“A proposta é de um ambiente que potencialize a integração e comunicação entre os grupos de trabalhos.”