Softplan cria programa para estimular a inovação na Gestão Pública
11/11/2016 | Notícias

Inova Agora reunirá, entre os dias 11 e 13 de novembro, colaboradores e empreendedores do ecossistema de inovação de Florianópolis para desenvolver soluções inovadoras para a Gestão Pública

Painel de post-its na sala da equipe de Inovação da Softplan

Como melhorar a gestão e a qualidade dos serviços públicos no Brasil? Essa é uma pergunta, cuja resposta complexa, atormenta gestores públicos país afora. Em tempos de escassez de recursos, com federação, estados e municípios atolados em dívidas e economia em crise, a inovação parece ser a única luz no fim do túnel. Pensando nisso, a Softplan, uma das maiores empresas de softwares de gestão do país, lançou um programa para estimular seus colaboradores a criar e desenvolver soluções disruptivas para a gestão pública: o programa Inova Agora. Criado pela Unidade de Gestão Pública da Softplan, o programa, lançado em outubro de 2016, produziu, em aproximadamente um mês, 165 ideias, que resultaram em 31 propostas e 10 projetos selecionados, a partir de critérios como a promoção da transparência e eficiência na gestão pública, a aproximação do governo com o cidadão, melhoria da mobilidade e a possibilidade de fazer a diferença na vida das pessoas.

“Um dos principais objetivos do programa é a introdução de novas metodologias e conceitos de inovação que estimulem a co-criação e a experimentação, envolvendo equipes multidisciplinares, ´saindo do prédio´, ouvindo os clientes, sentindo suas ´dores´ no dia-dia, buscando assim soluções de problemas e necessidades reais, tendo as pessoas no centro da concepção dos projetos”, afirma Moacir Marafon, Diretor Executivo e sócio-fundador da Softplan.

Nos dias 11 a 13 de novembro, a empresa promove em Florianópolis (SC), como parte do programa, o Inova Agora Weekend, uma maratona de palestras e workshops sobre intraempreendedorismo, modelos de negócio, design thinking e outras técnicas relacionadas à inovação, cujo público alvo são os colaboradores da empresa, responsáveis pelos projetos selecionados. Ao longo do final de semana, os participantes contarão ainda, com mentorias de empreendedores de empresas catarinenses, como Fernanda Bornhausen Sá (Clear Inovação), Silvia Folster (Cianet), Priscila Albuquerque (Catarinas Design), Rodrigo Lóssio (Dialetto) e Manuella Paula (Glóbulo).

A partir dos aprendizados deste final de semana, os projetos selecionados seguirão seu desenvolvimento e amadurecimento, os quais serão apresentados em um “Innovation Day” que a empresa promove em dezembro. A partir de 2017, entra a fase de prototipação, validação com cliente da solução final e implementação do projeto piloto.

Todas as informações fornecidas e coletadas por meio deste e de outros sites da Softplan/Poligraph (como nome, endereço, telefone, caminhos de navegação e outros) em hipótese alguma serão vendidas ou doadas a empresas externas para uso com fins comerciais ou para ofertas de serviços.

A confidencialidade de seus dados pessoais está absolutamente garantida. As informações coletadas ou eventualmente solicitadas pela Softplan/Poligraph serão feitas apenas com o objetivo de melhorar a relação entre a empresa e seus clientes/usuários e aprimorar nossas estratégias internas de marketing e comunicação.

Também só enviamos mensagens de correio eletrônico a pessoas que acreditamos ter escolhido receber estas mensagens. A qualquer momento, você tem o direito de optar por não receber mais nossos comunicados. Qualquer dúvida, entre em contato.