Softplan investe em sustentabilidade e em conforto para colaboradores em nova sede
17/11/2016 | Notícias

A nova sede da Softplan vai além de uma mudança de endereço. Está alinhada com o perfil da empresa, que desenvolve produtos de alta tecnologia, com o compromisso de sustentabilidade e bem-estar de seus colaboradores, clientes e parceiros

 

foto3

Com 28 mil m², a nova sede é o maior investimento privado no Sapiens Parque, com R$ 38 milhões. O projeto arquitetônico agora contempla não apenas espaços dedicados ao trabalho, mas também ao descanso e lazer dos colaboradores. Surgiu um ambiente aberto, que potencializa a integração e a comunicação entre as equipes, ambientes para reuniões informais, áreas de apoio – reuniões, treinamentos e trabalho em grupos, além de espaços de descontração com lounge e área de jogos.

O Sapiens Parque é um espaço de inovação em Florianópolis. Foi desenvolvido para abrigar empresas com conhecimentos científicos e tecnológicos avançados e empreendimentos voltados para a preservação e sustentabilidade ambiental e ecossistemas conectados.

“A construção da nova sede faz parte do planejamento estratégico da empresa de 2010, de crescer 20 anos em apenas cinco”, conta Ilson Stabile, diretor da Softplan. “Moderna, mas despojada, a nova sede reflete o espírito de nossa empresa – flexibilidade e capacidade de adaptação a novas situações como seus conceitos centrais”.

O novo prédio representa também a unificação das operações da empresa, concentrando todas as equipes num mesmo local e facilitando a integração e interdependência dos diversos departamentos. Antes, os colaboradores estavam espalhados em vários prédios. A arquiteta Roberta Ghizoni, responsável pelo projeto, visitou essas unidades no ParqTec Alfa, observando seu funcionamento e entrevistando alguns colaboradores para melhor compreender suas necessidades. O novo espaço dispõe de 26 salas de reunião (todas batizadas com nomes de músicas de bandas de rock, escolhidas em votação pelos colaboradores), dois estúdios destinados à produção de vídeo e dois outros destinados à produção de áudio, além de um auditório para 180 pessoas, que pode ser dividido em três auditórios menores com 60 lugares cada um.

Também houve a preocupação em causar o menor impacto ambiental possível, já que a empresa está localizada em uma ilha. Por isso, uma das prioridades foi instalar sistemas que utilizem a menor quantidade de recursos possível. Entre os dispositivos para essa finalidade destacam-se uma membrana externa nos vidros da fachada, para regular a incidência da luz natural, minimizando as altas temperaturas e economizando energia com o uso da climatização. Essa membrana é recolhida automaticamente quando o vento é intenso. A automação, por sinal é uma das principais características do prédio, único no sul do país. Além disso, a água da chuva será captada, utilizada e tratada, e devolvida ao meio ambiente.

Para valorizar a sustentabilidade no transporte, o novo espaço terá 140 vagas de bicicleta, 103 de moto e um estacionamento para 250 carros. Quem quiser poderá ir pedalando para a empresa, pois os vestiários também foram incluídos no projeto. O projeto também vai permitir à comunidade frequentar um novo espaço: entre os dois módulos que compõem o conjunto arquitetônico, onde está instalada a nova sede da empresa, há uma praça pública, de livre acesso, adotada pela Softplan.

O projeto da nova sede foi desenvolvido pela MOS Arquitetos Associados, escritório com atuação no campo da arquitetura e urbanismo em todo o território nacional desde 1999. Até o final do mês, todos os colaboradores da empresa já estarão no novo local.

“A nova sede, além da realização de um sonho de todos os nossos colaboradores, vai permitir que a empresa amplie suas atividades”, finaliza o diretor da Softplan.

Todas as informações fornecidas e coletadas por meio deste e de outros sites da Softplan/Poligraph (como nome, endereço, telefone, caminhos de navegação e outros) em hipótese alguma serão vendidas ou doadas a empresas externas para uso com fins comerciais ou para ofertas de serviços.

A confidencialidade de seus dados pessoais está absolutamente garantida. As informações coletadas ou eventualmente solicitadas pela Softplan/Poligraph serão feitas apenas com o objetivo de melhorar a relação entre a empresa e seus clientes/usuários e aprimorar nossas estratégias internas de marketing e comunicação.

Também só enviamos mensagens de correio eletrônico a pessoas que acreditamos ter escolhido receber estas mensagens. A qualquer momento, você tem o direito de optar por não receber mais nossos comunicados. Qualquer dúvida, entre em contato.