Com a primeira onda da transformação digital, que basicamente é a eliminação do uso do papel em processos de qualquer natureza, transformando-os em documentos digitais, fomos gerando um volume gigantesco de dados.

Mas o que fazer com esses dados? É o mundo do Big Data, onde a disponibilidade de dados em larga quantidade e variedade permite a utilização de técnicas, ferramentas e abordagens derivadas da ciência de dados – ou data science.

Mas o que é a ciência de dados? Ela nasceu a partir da combinação de quatro áreas do conhecimento:

  • A ciência da computação: com a capacidade de programar – de transformar lógica em código;
  • A matemática, em particular as disciplinas de estatística e probabilidade; e a álgebra linear, com aplicação de vetores, equações e matrizes. Isso possibilitou a incorporação desses conceitos em códigos de programação;
  • A engenharia da computação, que se beneficiou das Leis de Moore e Krider, que previram acertadamente o aumento exponencial tanto da capacidade de processamento dos computadores quanto do custo decrescente de armazenamento de dados. Essa condição permite que códigos complexos, aplicados em imensos volumes de dados, possam ser armazenados e processados no tempo adequado e com custo acessível;
  • E por fim a psicologia, em particular as questões relacionadas à teoria comportamental e à cognição humana. Essas áreas explicam e antecipam o processo decisório humano, explorando suas características e limitações mais intrínsecas.

Com a data science, o céu é o limite. Com ela, pode-se unir técnicas, abordagens e ferramentas relacionadas a aprendizado de máquina, inteligência artificial, computação cognitiva e analytics. Os dados são considerados o petróleo do Século 21. O que cada empresa fará com esses dados é o que os diferenciará. A Softplan já mantém um laboratório de Ciência de dados e aplica variadas técnicas a abordagens em nossas soluções!

Soluções relacionadas

  • Ajudamos grandes empresas e escritórios de advocacia a ter uma visão completa e inovadora dos processos judiciais. Saiba mais
  • Insights para ações efetivas na Gestão da Saúde. Saiba mais
  • Ferramenta de Analytics e Big Data especializada no segmento da Justiça. Saiba mais

Se você aceitar vamos utilizar cookies para melhorar sua experiência neste site. Alguns coletarão suas preferências de uso (idioma, localização, personalização), outros coletarão estatísticas. Você pode aceitar ou declinar, mas em todos os casos a Softplan encoraja você a ler o nosso Aviso de Privacidade.