Sala de Imprensa

Softplan ajudou a desenvolver soluções para seis tribunais de Justiça estaduais e está presente em mais de 600 municípios.
Sala de Imprensa Julho 24, 2023

Softplan ajudou a desenvolver soluções para seis tribunais de Justiça estaduais e está presente em mais de 600 municípios.

A transformação digital no setor público do Brasil traz mais economia, aumenta a arrecadação e também contribui para uma maior transparência, de acordo com a experiência da empresa Softplan, que se especializou em desenvolver soluções digitais para o setor público e registrou um aumento de 37% do seu faturamento em 2022. “A transformação digital é viável, possível e barata. Além disso, pode ser implantada de uma forma rápida, porque se baseia em tecnologias já dominadas. Nos especializamos nesta jornada que conduz desde o papel à automação”, diz o diretor da unidade de Setor Público da Softplan, Rodrigo Santos. Ele cita como exemplo o serviço 1Doc – desenvolvido pela empresa – e comprado pela prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A 1Doc é uma plataforma de serviço de software que torna os processos digitais, conectando atendimento, comunicação e gestão documental em um único lugar. Na Prefeitura de Caruaru, a plataforma registrou 1,3 milhão de solicitações de usuários. Como resultado, uma economia de R$ 4,5 milhões e uma redução de 70% no tempo de resolução dos processos, segundo Rodrigo. E tudo isso aconteceu no período de 21 meses. A economia ocorre porque deixa de usar papel – que também tem um custo -, passam a ser contabilizadas menos horas de trabalho para concluir um processo, entre outras.   Leia aqui o artigo completo publicado no Portal Movimento Econômico

Grupo Softplan anuncia aquisição da Refera e projeta crescimento de mais de 35%   
Sala de Imprensa Junho 29, 2023

Grupo Softplan anuncia aquisição da Refera e projeta crescimento de mais de 35%   

O Grupo Softplan, um dos maiores ecossistemas de negócios MultiSaaS e transformação digital do país, continua expandindo seus negócios com o anúncio de sua nona aquisição e a segunda deste ano. A empresa catarinense Refera, plataforma que conecta prestadores de serviços de manutenção residencial com inquilinos e proprietários de imóveis alugados, chega para oferecer uma jornada completa de manutenção por meio de vistorias ao imóvel e integração, com o objetivo de conectar as pessoas e facilitar o trabalho por meio da tecnologia.   Através dessa grande quantidade de operações, a Softplan atende setores como construção civil, gestão pública, justiça e inteligência legal. Com isso, o grupo leva eficiência, redução de custo e impacto social por meio da digitalização de serviços públicos e melhoria de processos para agilidade nos prazos da obra e área jurídica, com atuação em todos os estados do país e na Colômbia. A expectativa para 2023 é que o crescimento ultrapasse os 35% – impulsionado também por esta e por novas aquisições.   Fundada em 2020 na cidade de Florianópolis, a Refera registrou no ano passado um faturamento de R$ 6 milhões. De acordo com o CEO da empresa, Lucas Madalosso, em 2023 a empresa deve faturar R$ 11 milhões. A plataforma está presente em 11 estados e 75 cidades, executando em média 3.500 serviços por mês. A Refera possui 100 colaboradores diretos e 3.000 mil prestadores de serviços cadastrados.    A aquisição da Refera visa seguir o modelo atual de negócio da Softplan, de promover soluções inovadoras e customizadas, mudando a vida das pessoas por meio da transformação digital e, portanto, facilitando o acesso a novas tecnologias, gerando mais eficiência, segurança, inovação e conforto.    Assim, a Refera chega para somar na estratégia de cobertura da cadeia da construção de ponta a ponta e passa a integrar o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção, que tem o Sienge como espinha dorsal e conta também com a expertise de CV CRM, Prevision, Collabo e eCustos.     Em menos de dois anos, Softplan investe mais de R$ 300 milhões em aquisições    Em 2022 e no primeiro semestre deste ano, o grupo realizou seis aquisições, investindo mais de R$ 300 milhões nessas empresas. A Softplan tem hoje mais de 12 mil clientes, sendo 6 mil somente na área da construção civil. Além disso, possui uma equipe com mais de 2.700 colaboradores e um faturamento de R$ 586 milhões em 2022, com crescimento de 37%. Em 2023, registrou apenas no primeiro trimestre um faturamento de R$ 156 milhões, uma alta de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior.    Segundo o CEO do Grupo Softplan, Eduardo Smith, o movimento de crescimento vai continuar. Assim, a companhia focará em empresas com modelo de negócio SaaS verticais, principalmente nas áreas de construção civil e jurídico privado. “Devemos ultrapassar os R$ 760 milhões em faturamento neste ano e continuar crescendo na faixa de 35% ao ano nos próximos anos. Continuaremos investindo independente das dificuldades do mercado em geral. O nosso crescimento vem do aumento de adoção e penetração da tecnologia para melhoria de produtividade dos nossos clientes.”, destacou Smith.   Dessa forma, na área MultiSaaS, a companhia viu o faturamento crescer. Um acréscimo de 44% neste primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a R$ 77 milhões.    Clique aqui e saiba mais sobre essa movimentação na matéria que saiu na Infomoney