Sala de Imprensa

Softplan Setor Público avança na América Latina e assina contrato com Poder Judicial do Peru  

4 minutos

Referência em transformação digital para o setor público brasileiro e colombiano, a empresa expande a atuação na América Latina implementando soluções tecnológicas em processos judiciais em todo o território peruano.  

Florianópolis, março de 2025 – A Softplan Setor Público, pioneira em automação de processos para instituições públicas e uma das verticais de atuação do Grupo Softplan, venceu uma licitação internacional e passa a trabalhar junto com o Poder Judicial do Peru. O contrato está entre os maiores já firmados e endossa o plano estratégico de não apenas exportar alta tecnologia, mas também apresentar a outros países o modelo de justiça digital brasileiro. O projeto denominado EJE NO PENAL evidencia a robustez da solução tecnológica, que é referência no Brasil, e que também foi adotada pela Jurisdição Especial para a Paz (JEP), na Colômbia – justiça transicional criada com o propósito de reparação com o acordo de paz entre o Governo Nacional e as FARC-EP. 

O contrato com o Poder Judicial do Peru consiste na implementação de uma plataforma tecnológica para gestão de processos não criminais em todo o território peruano, reforçando a Softplan Setor Público como trusted advisor em transformação digital em governos e Justiça. Com isso, o governo peruano terá o apoio tecnológico para suprir a necessidade de aperfeiçoar os processos judiciais, trazendo tecnologias de ponta, por meio do produto SAJ Tribunais, que assegura uma significativa redução no tempo de tramitação, elevando a eficiência, transparência e acesso aos serviços judiciais à população. A solução tem hoje mais de 27 milhões de processos judiciais em tramitação e outros 100 milhões já foram finalizados. 

“Este é um projeto de relevância por abranger o judiciário de todo um país. Será um momento de transformação digital para os nossos vizinhos e poder contribuir com a expertise da Softplan Setor Público nesse desafio nos traz uma responsabilidade e orgulho imenso das nossas tecnologia e experiência. Em termos de estratégia, a internacionalização faz parte de um dos nossos principais objetivos de crescimento e contar com o Poder Judicial do Peru no portfólio endossa ainda mais a nossa estratégia”, destaca Márcio Santana, Diretor Executivo da Softplan Setor Público.    

“Este acordo representa um marco histórico para o Poder Judiciário e para o país, um ponto de viragem na modernização do sistema judicial, permitindo a implementação de soluções tecnológicas inovadoras que irão transformar a administração da justiça e a gestão dos processos”, disse a presidente do Poder Judicial do Peru, a juíza suprema Janet Ofelia Lourdes Tello Gilardi. (…) A revolução tecnológica na administração da justiça ocorrerá então, maior eficiência, redução do tempo processual, otimização da carga de trabalho, a digitalização minimizará atrasos desnecessários, transparência nos processos judiciais, garantia de acesso à informação promovendo uma maior justiça acessível e fiável”, complementou.  

Com a assinatura formalizada, os servidores do Poder Judicial Peruano terão à disposição uma solução de processos digitais com benefícios que permitem manter a integridade, segurança e consistência, além de apoiar a tomada de decisões com base em informações de processos.  

“Com o marco da assinatura do contrato temos pela frente um projeto de modernização que envolve 34 Cortes Superiores de Justiça em todo o Peru Serão mais de 18 mil usuários e aproximadamente 1.700 órgãos envolvidos na implantação deste projeto. Iniciaremos por uma etapa de parametrização da solução à realidade local e depois seguiremos com treinamentos e acompanhamento assistido dos usuários no processo de apropriação da solução. Desafio este de magnitude e impacto nacional, reforça Márcio quanto à execução do projeto.  

Há mais de 30 anos no mercado, a Softplan Setor Público oferece um serviço pioneiro na implementação de processos digitais na justiça brasileira, promovendo soluções que garantem agilidade, transparência e eficiência em todos os processos. Somente em 2024, 201 milhões de brasileiros foram impactados pelas soluções promovidas pela companhia, o que equivale a 91% da população brasileira. Com relação à eficiência, os tribunais que utilizam o SAJ tiveram redução de até 90% no tempo entre a distribuição do processo e o primeiro ato do magistrado; 6,2 mil horas economizadas na distribuição automática de processos e 19,5 milhões de horas otimizadas com a incorporação automática de documentos – os números se referem ao período de 2015-2020.   

Com relação à economia com a digitalização de processos e redução de impacto ambiental, desde 2009 o sistema evitou 22,6 bilhões de impressões de páginas, possibilitando a não emissão de 596 mil toneladas de CO2, o que equivale às emissões combinadas de uma frota de 864,5 mil toneladas de CO2. A eliminação do papel proporcionou aos Tribunais SAJ uma economia financeira da ordem de 261,3 milhões de reais apenas em 2024. No acumulado, desde 2009, a economia estimada é de 2,26 bilhões de reais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *