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Observabilidade: O que é, vantagens, pilares e qual a diferença para o monitoramento!

5 minutos

Nos últimos anos, percebemos um aumento da complexidade dos sistemas de software, o surgimento de SaaS e apps híbridos. Isso consequentemente aumenta os riscos de bugs, além de uma maior exposição dos sistemas à invasão e vazamento de dados. Neste novo contexto, a observabilidade pode ajudar a identificar problemas de forma mais rápida, otimizando o trabalho da equipe de desenvolvimento e melhorando a qualidade dos sistemas.

Se você ainda não conhece este conceito, confira a seguir mais informações sobre uma das principais tendências em engenharia de software e descubra o que é a observabilidade, seus pilares, vantagens e como implementar!

O que é observabilidade em TI?

A observabilidade em TI é a aplicação de um sistema de constante monitoramento, rastreamento, análises e diagnósticos de um sistema, fazendo uso de algumas ferramentas de software.

A observabilidade permite investigar e entender de maneira mais aprofundada como um sistema comporta, principalmente em arquiteturas cloud.

A partir das ferramentas de observabilidade, é possível coletar e analisar um grande espectro de dados, detectar problemas, entender as causas dos problemas identificados e traçar um plano de ação para aprimorar o funcionamento dos sistemas.

Dessa forma, a observabilidade ajuda a resolver problemas antes que eles afetem os KPIs da empresa. Além disso, transformam um problema incompreensível em algo mais detectável, visível e investigável.

Este conceito é bastante aplicado por times DevOps, infraestrutura e desenvolvimento, pois já é difundido na Engenharia de Software que ele beneficia o software e facilita a solução de problemas.

O ideal é adotar a implementação da observabilidade de software principalmente quando o foco do seu negócio for a experiência do cliente ou para otimizar o trabalho das pessoas desenvolvedoras da sua equipe.

Aproveite para conferir também nosso artigo que aborda um pouco mais sobre a observabilidade orientada ao domínio, uma metodologia de implementação da observabilidade. 

Quais as vantagens de implementar a Observabilidade em TI?

Algumas vantagens de implementar a observabilidade são:

  • Disponibilidade, pois facilita a identificação e correção de erros, minimizando o tempo de inatividade e o impacto nos usuários finais;
  • Confiabilidade, pois, quando usada de forma preventiva, a observabilidade é capaz de mitigar problemas de escalabilidade ou performance de uma aplicação antecipadamente;
  • Rastreabilidade do uso de funcionalidades, de forma a se obter insumos para decisões estratégicas que podem ser tomadas no âmbito do negócio;
  • Produtividade, pois a observabilidade permite acompanhar mudanças em tempo real, aumentando a capacidade produtiva do seu time na hora de suprir as demandas diárias, auxiliando as equipes de DevOps, infraestrutura, ou outras;
  • Custo menor, pois uma vez que a observabilidade previne problemas de segurança, a empresa gasta menos com manutenções inesperadas;
  • Previsibilidade, pois quando a cultura do time está focada em rastrear e monitorar os sistemas em tempo real, a empresa consegue prever mais facilmente alguns dos problemas futuros.

Entre essas vantagens, a rastreabilidade é a que mais impacta o negócio, pois é ela que define o sucesso da sua aplicação.

As também chamadas “métricas de alto nível”, por serem intrinsecamente ligadas ao negócio, são as que mais entregam valor. 

Através da rastreabilidade do uso das funcionalidades de um sistema é que conseguimos entender se ele está performando conforme os objetivos de um produto.

Quais são os 3 pilares da observabilidade em TI?

A eficácia na implementação da observabilidade de software só é possível a partir do uso de dados de telemetria, que são os pilares que reúnem todas as informações sobre o sistema investigado.

No conceito de observabilidade, temos 3 pilares: logs de evento, métricas e rastreamento.

Veja a seguir uma explicação dos 3 pilares da observabilidade em TI:

  • Logs de evento: É um registro imutável que apresenta hora e data dos eventos. É possível captá-lo através de texto, binário ou estruturado.
  • Métricas: As métricas são valores definidos de acordo com o objetivo. Elas são usadas para investigar o comportamento de um evento em um intervalo de tempo específico e fornecem dados como data, nome, hora e KPIs.
  • Rastreamento: É o pilar que detalha todas as operações, desde seu início até o fim. Isso acontece com o monitoramento da jornada completa para entender se o sistema está em normalidade ou corre algum risco.

Qual é a diferença entre monitoramento e observabilidade?

A estratégia de observabilidade não é exatamente diferente do monitoramento, pois o monitoramento trata os problemas de forma mais reativa e não é capaz de lidar com problemas de alta complexidade.

Isso porque desde a incorporação da arquitetura de microsserviços para os apps web, houve maior escalabilidade na criação de componentes de sistema sendo implementados de forma individual nas plataformas.

Neste cenário em que novos problemas desconhecidos podem surgir, somente o monitoramento já não consegue ser tão eficiente.

Por outro lado, a observabilidade é um grande conjunto de monitoramento focado na arquitetura de microsserviços na camada de aplicação e contêineres na área de infra. Além disso, ela faz uma correlação dos dados de telemetria coletados com o objetivo de criar soluções mais eficazes. 

Assim, a observação constante consegue trazer dados que auxiliam o monitoramento, facilitando a identificação dos problemas e suas causas.

Ou seja, o monitoramento garante que uma aplicação se torne observável, sendo assim, a observabilidade é uma evolução do conceito de monitoramento. Através da observabilidade, é possível ter um melhor monitoramento do sistema, sendo quase sinônimos nesse sentido.

Como implementar a observabilidade?

Para implementar a observabilidade de maneira adequada, você precisa, primeiramente, definir suas metas. Ou seja, identificar os principais indicadores de desempenho (KPIs), seus objetivos e listar os pontos críticos monitoráveis.

Em seguida, instrumente seu código com métricas e registros. Algumas ferramentas podem te ajudar nessa tarefa, como o Prometheus para métricas e o Fluentd para registros.

Você também pode utilizar ferramentas de monitoramento para analisar os dados gerados na aplicação. Por exemplo, o Grafana para visualizar métricas e o Kibana para analisar os registros.

Além destes pontos, é importante ter alertas que notifiquem o time sempre que um evento crítico ocorrer.

Para entender como as solicitações estão se comportando dentro do sistema, você pode usar o rastreamento de transações para rastrear o fluxo de solicitações através dos diferentes componentes.

Seguindo estes passos e mantendo um processo contínuo, atualize suas metas e ajuste sua implementação conforme as necessidades forem mudando.

Ainda tem alguma dúvida sobre observabilidade? Deixe seu comentário!

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