Estratégia em foco

Gestão do conhecimento é um tema que está presente diariamente em nossas rotinas, mas que ainda assim permanece na “penumbra empresarial.” Entretanto, como todo desafio, a parte boa é que as organizações e profissionais que compreendem a importância deste assunto, sairão na frente sempre, em qualquer cenário. 

Continue a leitura para entender mais sobre gestão de conhecimento e como trabalhamos este conceito aqui na Softplan. 

Gestão do conhecimento na prática

Gestão do conhecimento ainda é um assunto renegado nas pautas de muitas diretorias. Porém, na Softplan, essa mudança já aconteceu. Há 5 anos a primeira equipe de gestão do conhecimento foi estruturada buscando soluções para problemas da operação relacionados ao software comercializado para a justiça pública. 

O time nasceu e cresceu à medida que o tema ganhou maturidade e, claro, isso não aconteceu do dia para a noite. Anos depois, a equipe se fundiu com a área responsável pela capacitação para nossos clientes e assim imprimimos o padrão de qualidade que hoje ofertamos. 

Assim nasceu a equipe de “Conhecimento e Capacitação” que atua nos projetos internos e para clientes do setor público. Em 2020, especificamente, lançamos o nosso modelo de governança multinível do conhecimento, nomeado como UniSoft dentro do contexto da Softplan. A UniSoft foi um marco no entendimento do impacto das ações de gestão do conhecimento e educação corporativa nos resultados da unidade. 

Mas o que significa implantar um modelo de governança multinível do conhecimento? 

O modelo de governança em multiníveis é a base para a construção de uma Universidade Corporativa em Rede, estruturada a partir de redes intra e inter organizacionais que favorecem o envolvimento de todos os atores da organização nos processos relacionados à gestão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização (segundo o Modelo SECI, desenvolvido por Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi na década de 90). 

Desta forma, processos, métodos, ferramentas e pessoas estão conectados quanto à responsabilidade existente na gestão do conhecimento, especialmente para garantir a melhor aplicação do capital intelectual no negócio. 

Gestão do conhecimento como estratégia

Não por menos, o “slogan” da UniSoft é: “O seu conhecimento como protagonista”, revolucionando o entendimento do conhecimento como a base de tudo em uma organização, ou seja, como um recurso estratégico. 

O principal papel da gestão do conhecimento é promover os canais certos para transferir o conhecimento relevante para clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores do negócio. 

Do onboarding de um novo Softplayer até a capacitação de um novo cliente, da disseminação das novas funcionalidades de um novo produto até a preparação de um novo time para o atendimento de suporte, do desenho de um novo processo até a aplicação da inteligência artificial acoplada à base de conhecimento técnico – tudo passa pelo conhecimento. Vivemos na era digital, mas o cerne ainda é o capital intelectual retido e mantido em mentes humanas. 

Acesso à informação e gestão do conhecimento 

Estamos vivenciando um momento único da civilização humana em que a disponibilidade de informação é muito maior do que nossa capacidade de absorção de tudo a que temos acesso. A revolução nos modelos de aprendizagem foi potencializada pela evolução tecnológica e aqui estamos: perdidos em um oceano de conhecimento disponível, mas muitas vezes mal consumido. 

É importante que a gestão perceba cada vez mais a importância de garantir processos de gestão do conhecimento para superar os desafios neste novo cenário – veloz, incerto, complexo e que nos exige uma grande capacidade de adaptação contínua. Gestão do conhecimento como estratégia é sobre sobreviver, transformar e inovar em um cenário repleto de incertezas e de revoluções diárias. 

Saiba mais sobre o Universo Softplan: clique aqui e conheça nossa história! 

Carol Prado

Carol Prado

Possui experiência em grandes empresas de software e consultoria (TOTVS, INDG/Falconi, Mastermaq, Nérus), atuando em escritórios de projetos e processos. Hoje, se dedica à implantação de estratégias de Gestão do Conhecimento na Softplan e, como todo softplayer, adora compartilhar conhecimento.

Deixe um comentário

Conheça o portal Visão Softplan, nosso novo hub de conteúdos sobre negócios e tecnologia! Clique aqui